Pessoas com deficiência e comunidade LGBT+ estão no Censo?
Tânia Rego/ Agência Brasil

Pessoas com deficiência e comunidade LGBT+ estão no Censo?

Sobre a falta de dados para políticas públicas.

Joyce Paszko e Rafaela Moreira 1 jun 2023, 16:27

Recenseadores do IBGE estavam em campo realizando coletas desde 1º de agosto de 2022 e continuaram a realizar o trabalho durante o mês de janeiro de 2023. Programado para acontecer em 2020, o censo foi realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários.

Em 2021, o censo sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões solicitados pelo IBGE.

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 perguntas, leva em torno de 5 minutos para ser respondido, segundo o IBGE.  Traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva em torno de 16 minutos para ser respondido, segundo o IBGE. Além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência e autismo, migração interna e internacional, deslocamento para estudo e deslocamento para trabalho.

A seleção da amostra que respondeu o questionário ampliado foi de forma aleatória é feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Ter um censo efetivo e real é fundamental para definir políticas públicas, além de se obter maior conhecimento sobre as pessoas com deficiência e a comunidade LGBT+.

Desde o censo de 1990, o Brasil tem a lei 7.853/89 que inclui as pessoas com deficiência nos censos nacionais.

Os dados do censo são utilizados para implantar políticas públicas e até mesmo no setor privado, para que haja avanços é necessário a inserção dos campos sobre as pessoas com deficiência e a comunidade LGBT + no questionário básico,  a amostragem pode continuar ocorrendo com os campos existentes.  Nós defendemos a ciência e a sua importância para a sociedade e também de fazer uso das tecnologias e aperfeiçoar. Ignorar a existência de pessoas com deficiência e a comunidade LGBT + é atrasar o desenvolvimento do país, com a entrada do novo governo é fundamental que sejam feitas inclusões de dados que foram negados anteriormente, estes segmentos não podem esperar um próximo censo.

Precisamos de uma ação efetiva do atual governo federal! 


Plenária Nacional Juntas pela prisão de Bolsonaro

Inscreva-se aqui para a plenária virtual "Juntas pela Prisão de Bolsonaro", que acontece dia 27/03 às 19h

Inscreva-se

Parceiros

Entre em contato!

Política de privacidade

Mensagem enviada com sucesso!